Smartphones são a grande aposta do mercado imobiliário
  • (11) 5053-8700
Smartphones são a grande aposta do mercado imobiliário

Smartphones são a grande aposta do mercado imobiliário

por AB+ em 30 de abril de 2019

Setor está de olho nas mudanças de comportamento do consumidor. A seguir, entenda os motivos

Em um tempo não muito distante, seria impensável “pegar carona” ou “compartilhar um espaço de sua casa” com pessoas estranhas. Mas de tempos em tempos, a forma de divulgar produtos e serviços se renova. Até outro dia, comprar ou alugar um imóvel, por exemplo, exigia uma dose extra de paciência e principalmente tempo disponível para visitas e reuniões com corretores. Hoje o cenário é bem diferente. 

Hoje, buscar um imóvel pela Internet é extremamente vantajoso, principalmente devido a quantidade de opções e volumes de informações, que disponibilizam descritivos completos do empreendimento, além de fotos em alta definição, a experiência de pesquisa pode incluir tour virtual em 3D e vídeos. O Google publicou recententemente uma pesquisa que aponta: 59% das buscas por casas e apartamentos feitas em 2018 no Brasil foram oriundas por meio do uso de celulares. O número de linhas de telefonia móvel ativas no Brasil corroboram para esse resultado impressionante. Atualmente, segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o país tem cerca de 240 milhões de linhas. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 69% dos brasileiros já têm acesso à Internet pelo celular. 

Novo jeito de comprar 

Dados da Agência Conversion, especializada em SEO, apontam que em 2017, 60% dos processos de compra de imóveis nos Estados Unidos foram realizados via aplicativos. Já é possível realizar grande parte de todo o processo de compra de um imóvel apenas pelo celular, desde a simulação e aprovação do crédito imobiliário e empréstimos, até envio de documentos ou contratação do seguro. Em muitos casos, o serviço só deixa de ser totalmente móbile quando o cliente precisa assinar o contrato para fechar o negócio.

Cada vez mais exigente, hoje, o consumidor tem à disposição um leque infinitamente maior de possibilidades do que na época em que era preciso consultar o bom e velho guia telefônico para buscar o contato de imobiliárias e corretores. Por isso, o mercado precisa ficar atento a essas mudanças no comportamento, uma vez que o setor imobiliário funciona como um dos pilares da economia. Mesmo em períodos de recessão ou desafios políticos-econômicos, as pessoas têm necessidade de buscar moradia. Conseguir comprar a casa própria ainda segue como um dos maiores desejos das famílias brasileiras.

© 2020 Ab + Urbanismo. Desenvolvido por Alquati